Clique na imagem para visualizar com detalhes
  • Preparo: No mínimo 8 horas.
  • Cozimento: 60 minutos
  • Dificuldade: Média
  • Rendimento: 4
Não se trata de uma massa de amendoins batidos. Na verdade, é um coágulo feito a partir do leite de amendoim. Textura macia e sabor suave de amendoim, é rico em proteínas e gorduras, uma excelente opção ao Tofu.

Ingredientes

  • 250g de amendoim cru

  • água filtrada suficiente para cobrir os amendoins em 4 dedos

  • 1 litro de água filtrada

  • 10g de sal amargo

  • 200ml de água filtrada

Instruções de preparo

Inicialmente, lave os amendoins em água corrente e deixe-os de molho em água filtrada, cobrindo-os com cerca de 4 dedos de água, em recipiente tampado, por, pelo menos, 8 horas.

Após esse período, lave os amendoins em água corrente, descarte a água em que ficaram de molho. Retire a pele dos amendoins, processo um pouco demorado, pode ser um a um ou esfregando-os nas mãos como se faz para descascar a soja (processo que pode quebrá-los um pouco, mas sem prejuízos).

Junte, em um liquidificador, os amendoins descascados e 1 litro de água filtrada. Bata-os por cerca de 2 minutos, para que o máximo das gorduras e proteínas fiquem suspensas na água.

Em seguida, cubra uma bacia, de uso culinário, com um pedaço de pano voal, 50cmx50cm, e coe o "leite" de amendoim. Despeje o leite em uma panela grande, de preferência de aço inox, e ferva-o por 10 minutos, mexendo, sempre, para não queimar, com colher de pau, sobretudo nas laterais da panela. Fique atento, porque, ao iniciar a fervura, ele irá "subir" como leite de vaca. As sobras do coado podem ser usadas para fazer várias receitas, mas lembre-se de que os amendoins eram crus!

Após fervido por 10 minutos, deixe o leite descansar por uns 5 minutos, só para reduzir um pouco a temperatura. Enquanto isso, dissolva os 10g de sal amargo em 200ml de água filtrada e previamente amornada (pode ser ao microondas). Despeje, então, a mistura na panela com o leite de amendoim e mexa com a colher, um pouco, para que todo o leite entre em contato com o coagulante.

O leite, instantaneamente, irá coagular. Como se trata de um leite bastante branco (se você, realmente, retirar as peles dos amendoins!), e os coágulos são bem pequenos e um pouco dispersos, você pode achar que não coagulou. Mas, fique tranquilo, deixe descansar na panela tampada, uns 10 minutos, para que termine o processo.

A última etapa é trasferir o coágulo para um recipiente, do formato que queira deixar seu Peanutum, furado embaixo e coberto com um pano voal, 20cmx20cm. Você pode usar, para transferir o coágulo, uma peneira comum. Após esse processo, cubra com o restante do pano voal, que ficou para fora do recipiente, o coágulo e ponha um peso em cima para que o restante do soro saia do coágulo. Em 20 minutos estará concluída a drenagem.

Recomendo conservar em geladeira, imerso em água filtrada gelada, que deve ser trocada diariamente. Isso ajuda a mantê-lo fresco e que suporte cerca de 10 dias.

Rende, em média, um Peanutum de cerca de 200g. O sabor é, inegavelmente, de amendoim, porém, suave. Não é dominante como em produtos feitos com o amendoins inteiros. A textura é macia, muito mais semelhante ao queijo de leite de vaca, por conter mais gordura do que o Tofu.

Referências

Dario Garcia - Nunca encontrei nenhuma receita semelhante a essa. Por isso, batizei-o de Peanutum por acreditar que fui o primeiro a publicar sua receita! Sempre tive a curiosidade de fazer um "queijo" vegano que não fosse o Tofu, mas que viesse de leite vegetal, como o Tofu e o queijo de leite de vaca. Por não encontrar nenhum receita ou referência a esse tipo de produto, fora o Tofu, não tinha coragem de fazer a experiência tendo em vista a possibilidade de estragar 1 litro de leite vegetal. A oportunidade surgiu quando fiz leite de amendoim cru, que deixou um gosto residual muito forte que não apreciei. Para não estragar, então, tentei salvá-lo nessa operação bem sucedida! Viva o Peanutum!

Comentários

anuncie aqui bottom