Clique na imagem para visualizar com detalhes
  • Preparo: 5 minutos (mais 12 a 36 horas de culturação)
  • Cozimento: -
  • Dificuldade: Fácil
  • Rendimento: 8
Queijo de castanhas cruas com sabor de queijo de verdade graças ao processo muito similar ao do queijo comum, com cultura bacteriana. Com rejuvelac, uma bebida caseira feita a partir de trigo germinado.

Ingredientes

  • 2 xícaras de castanhas de caju cruas mergulhadas em água por de 3 a 8 horas

  • 1 xícara de grãos de trigo integral

  • água filtrada ou mineral

  • 1 colher de chá de sal (a gosto)

Instruções de preparo

A primeira parte dessa receita consiste em fazer o rejuvelac, uma bebida fermentada cheia de probióticos, que é o agente de cultura bacteriana do queijo. 

  • Germine os grãos

Coloque os grãos em um vidro e adicione água (filtrada, preferencialmente) até cobri-los. Coloque um pano limpo (pode ser um pano de prato mesmo) sobre a boca do vidro e prenda com um elástico de borracha, deixando-o assim por um período de 8 a 12 horas.

Escorra a água e adicione água nova para somente molhar os grãos sem cobri-los totalmente. Deixe o vidro em um ambiente com luz natural (mas longe do sol direto), por de 1 a 3 dias, escorrendo e trocando a água uma ou duas vezes por dia, sem colocar água demais, apenas o suficiente para mantê-los molhados.

Continue esse processo até que os grãos comecem a germinar, você saberá que estão germinando quanto tiverem pequenas caudas surgindo nos grãos.

  • Cultive o seu rejuvelac

Divida os grãos germinados igualmente em dois vidros e coloque 3 xícaras de água (filtrada ou mineral) em cada vidro. Cubra cada vidro com um pano preso com um elástico. Deixe os vidros em um ambiente com luz natural (mas longe do sol direto) por de 1 a 3 dias. A água vai se tornar turva e esbranquiçada e o líquido vai adquirir um sabor levemente azedo. Esse é o rejuvelac.

Despeje o líquido em vidros limpos e descarte os grãos. Tampe os vidros e guarde-os na geladeira. 

O Rejuvelac dura mais ou menos 4 semanas.

  • Processe os ingredientes do queijo

Descarte a água das castanhas (que ficaram submersas por de 3 a 8 horas) e coloque-as em um liquidificador com sal. Ligue o liquidificador e despeje o mínimo de rejuvelac, só para que seja possível bater as castanhas. Bata até se tornar uma pasta cremosa, parando ocasionalmente para raspar as laterais do liquidificador.

  • Cultive o queijo

Transfira para uma tigela de vidro limpa, cubra (sem vedar) e deixe descansar em temperatura ambiente de 12 a 36 horas, dependendo do quão forte você quer que o sabor do queijo seja, e da temperatura ambiente. O queijo vai engrossar enquanto cultiva.

A receita rende cerca de 1 quilo ou duas xícaras.

Cubra e guarde na geladeira. Ele vai durar cerca de duas semanas como está. Pode ser guardado e consumido por mais tempo que isso, mas o sabor vai mudar e ficar mais forte.

-

*A quatidade de rejuvelac da receita é muito grande comparada ao que é utilizado para fazer o queijo. Mas como o rejuvelac dura até 4 semanas, pode ser usado para fazer várias vezes a receita do queijo.

Referências

Essa é a receita mais básica do livro Artisan Vegan Cheese de Miyoko Schinner. http://www.amazon.com/Artisan-Vegan-Cheese-Miyoko-Schinner/dp/1570672830

Comentários

anuncie aqui bottom